O celular Quantum é bom?O celular Quantum é bom? Vale a pena comprar?

Neste post, nós analisamos um dos principais produtos da fabricante disponíveis no mercado, o Quantum GO2. Baseado nessa análise vamos lhe mostrar se realmente o celular Quantum é bom e se vale a pena investir em um. Mas primeiro, um pouquinho sobre a história deles.

A Quantum é uma empresa de Curitiba que surgiu quando três funcionários da Positivo resolveram criar celulares majoritariamente produzidos no Brasil. Majoritariamente e não totalmente porque, infelizmente, ainda é muito caro fabricar um celular 100% em território nacional. Isso acarretaria não só em gastos excessivos para a Quantum, mas também para o consumidor final.

Agora, vamos à análise.

 

Análise Quantum GO2

Smartphone Quantum GO2

O GO2 é uma evolução do primeiro smartphone lançado pela Quantum, o GO. Ele promete todos os recursos do seu antecessor, mas com ainda mais qualidade.

Suas especificações técnicas incluem:

  • Memória RAM de 3GB;
  • Processador Octa-Core MediaTek de 64 Bits e 1,3GHz;
  • Memória interna de 32GB, podendo ser expandida a até 128GB com microSD;
  • Bateria de 2.500 mAh
  • Peso: 124g (um pouco mais que o GO, que pesava 115g);
  • Frequências 2G, 3G e 4G;
  • Dual chip;

Tela

Sua tela é HD de 5” e com display AMOLED, que garante uma imagem bem vibrante. Porém ela não vem com Gorilla Glass, mas sim com vidro temperado. A fabricante, no entanto, garante que ela é tão resistente quanto.

Como já é de característica dos celulares da Quantum, ele vem com o recurso MiraVision, da MediaTek, que lhe permite personalizar o display com diversos recursos de imagem, como balanço de branco, contraste, saturação, etc.

Câmera

A sua câmera traseira de 13MP vem com flash LED, abertura de f/2.0 e garante fotos de qualidade em ambientes com muita luminosidade. Já em fotos noturnas ou com baixa luminosidade, as fotos tendem a ter muitos ruídos e falta de definição nos detalhes. Ela filma em Full HD e possui boa estabilidade de movimentos.

A câmera frontal também possui 13MP, flash LED, abertura de f/2.2 e garante selfies com uma certa qualidade.

Design

O seu design é mais parecido com o do MUV UP. Um ponto positivo é que aparentemente a empresa ouviu o que os consumidores tinham para dizer e resolveram o problema da traseira do Quantum GO, Smartphone Quantum GO2 Rosaque era de vidro e muito escorregadia, o que causava uma série de acidentes e, consequentemente, dispositivos facilmente quebrados.

Agora, portanto, o Quantum GO2 vem com duas opções de traseira removíveis: a Metal Print e a Preto Asfalto, que possui textura de lixa. Segurança em primeiro lugar! Além dessas duas opções de acessório, também é possível encontrar o GO2 na cor rosa.

Outra evolução em relação ao GO é que o GO2 vem com leitor biométrico na parte traseira do aparelho, permitindo fácil acesso a ele, mesmo com a tela bloqueada.

Uma reclamação por parte dos consumidores dos celulares da Quantum era o slot de cartão híbrido que alguns modelos possuem. No caso do GO2, isso não acontece, sendo possível utilizar dois chips de telefonia e um cartão microSD ao mesmo tempo.

Desempenho

O processador MediaTek MT6753, Octa-Core é o mesmo utilizado no Quantum GO, que até roda bem, mas tem seu lado negativo. Por não ser um processador novo, algumas funcionalidades do telefone podem ser afetadas. Por exemplo, os aplicativos em segundo plano podem demorar um pouco quando abertos novamente, sendo até reinicializados, às vezes.

Para quem gosta de jogar, ele é um aparelho que aguenta alguns jogos como o Minecraft, por exemplo. Mas quem gosta de jogos mais pesados como Asphalt 8, certamente vai perceber alguns lags na performance. Em alguns outros jogos que também são mais pesados, ele pode até não ter lag, mas é possível notar o aquecimento do aparelho.

Som

Infelizmente, a Quantum ainda não conseguiu resolver o problema da questão da qualidade do som. No GO2, ele ainda é muito baixo, o que se agrava ainda mais pelo posicionamento da saída de som, na parte traseira do aparelho. O problema do volume do som também se nota ao receber ligações.

Outro problema com a qualidade do som do GO2 se dá na captação dele, pois esse modelo possui apenas um microfone, localizado na parte inferior esquerda do telefone. Isso significa que ele não possui redução de ruídos, o que pode refletir negativamente durante as ligações e gravações de vídeo.

Bateria

A bateria de 2.500 mAh pode durar um dia se você é somente um usuário de redes sociais, e-mails e jogos leves por pouco tempo de duração. Para quem gosta de jogar por bastante tempo ou quer assistir a vídeos/filmes em alta qualidade, o seu desempenho não é suficiente. Além disso, ele pode levar um pouco mais de 2h para recarregar totalmente.

OS

O Quantum GO2 já vem com o Android 7.0 Nougat em sua versão praticamente pura, como é de praxe da fabricante. A Quantum instala tão poucos aplicativos em seus aparelhos que nem galeria própria ele tem, sendo oferecido o recurso Google Photos para o armazenamento de imagens.

 

Resumo:

👍 Positivo:

  • Leve e confortável;
  • Qualidade de imagem da tela;
  • 3G de memória RAM;
  • 32GB de armazenamento;
  • Sensor biométrico rápido e bem localizado;
  • Android 7.0 praticamente puro.

👎 Negativo:

  • Tempo de duração da bateria;
  • Câmera traseira em fotos noturnas;
  • Desempenho com jogos pesados;
  • Aquecimento;
  • Processador poderia ser melhor;
  • Som baixo e de qualidade ruim.

E então, o celular Quantum é bom? Vale a pena comprar?

No geral, o nosso veredicto é: sim, o celular Quantum é bom e vale a pena comprar. Principalmente se você não for um usuário de smartphones que jogue ou assista a vídeos durante a maior parte do dia.

Se a sua busca é por um aparelho rápido e com fluidez no touch para facilitar o seu dia a dia, o GO2 é uma boa pedida.

Outra razão que faz com que indiquemos o Quantum GO2 é o seu preço atual, que se encontra um pouco mais conta que na época de seu lançamento, em maio de 2017 e que se assemelha mais aos seus concorrentes diretos, como o Moto G5.

 

Bom, ficamos por aqui. Gostou da nossa avaliação e achou que seus amigos também se interessariam? Compartilhe este post nas suas redes sociais.

Se ainda sobrou alguma dúvida, deixe um comentário abaixo que nós responderemos!

Meu nome é Elaine e vou ajudá-lo a encontrar os melhores produtos! 🙂
follow me
O celular Quantum é bom? Vale a pena comprar?
Taxa contribuição

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário