como escolher o melhor roteadorComo escolher o melhor roteador

Se você está procurando pelo roteador ideal para equipar a sua casa ou escritório, este artigo irá ajudá-lo a fazer a escolha mais apropriada e a melhor compra.

O roteador se tornou um equipamento indispensável à vida moderna, pois dele depende a transmissão de internet para todo um ambiente, sem a necessidade de fios. Por isto, seja em casa ou mesmo no local de trabalho, este equipamento é peça fundamental, para garantir maior conforto na hora da navegação à internet.

Deste modo, para descobrir qual roteador melhor se adequa às suas necessidades, é necessário considerar alguns aspectos importantes. Dentre eles, é fundamental ter em conta seus hábitos de uso de internet, a velocidade de que você costuma necessitar, a quantidade de dispositivos a serem conectados e o espaço a ser abrangido por sua rede (casa ou trabalho, por exemplo).

Conhecer as características mais importantes dos melhores modelos de roteadores disponíveis à venda também ajudará, na hora de fazer sua escolha. Vamos lá?

Aqui estão apresentados três, dentre os melhores roteadores que você pode encontrar disponíveis à venda, atualmente:

Roteador Wireless D-Link DIR-615 300Mbps Duas Antenas Modo Repetidor

qual é o melhor roteadorEste roteador D-Link é adequado às atividades corriqueiras de internet e seus fabricantes prometem uma experiência segura de navegação.

Sua taxa de transferência é de 300 Mbps e sua frequência de 2,4 GHz.

Este equipamento vem com duas antenas para melhor distribuição do sinal wi-fi e modo repetidor para ampliação do alcance wireless da rede existente, sem uso de cabos. Possui, ainda, portas de rede para conexões de videogames e Smart TVs, além de outros dispositivos (1 x WAN 10/100Mbps; 4 x LAN 10/100Mbps; Wireless N).

É ideal para espaços como residências ou mesmo pequenos ambientes de trabalho.

Em termos de custo-benefício, trata-se de um equipamento com boa funcionalidade e bastante acessível, do ponto de vista econômico.

Alcance: até 100m²

Voltagem: Bivolt

Dimensões aproximadas: 3,1 x 15 x 17,5cm

Roteador Wireless Tp-Link TL-WR840N 300Mbps 2.4Ghz Duas Antenas

qual é o melhor roteadorEste roteador Tp-Link é um equipamento combinado de conexão cabeada e wireless.

Sua taxa de transferência é de 300Mbps e sua frequência de 2.4GHz.

Trata-se de um equipamento adequado ao streaming de vídeo HD, VoIP e jogos online, além de oferecer fácil configuração da criptografia de segurança (WPA2), para proteção da rede e fornecimento de navegação segura.

É ideal para espaços como residências ou pequenos ambientes de trabalho.

Em termos de custo-benefício, trata-se de um equipamento barato, que oferece boas funcionalidades e uma experiência de internet segura.

Alcance: Até 270m² (apresenta variações, de acordo com a distância)

Voltagem: Bivolt

Dimensões aproximadas: 18,2 x 2,8 x 3,5cm

Roteador Wireless 300Mbps WRN300 – Intelbras

qual é o melhor roteadorEste roteador Intelbras é um equipamento compacto, de fácil instalação e que possui tecnologia de transmissão de alto desempenho.

Sua taxa de transferência é de 300 Mbps e sua frequência de 2.4 a 2.4835 GHz.

Vem com modo de operação que o permite funcionar como adaptador Wireless e conectar a Smart TV à internet.

É o equipamento ideal para residências ou pequenos ambientes de trabalho, que necessitem de conexão segura.

No que diz respeito ao custo-benefício, trata-se de um produto economicamente acessível e que oferece boas funcionalidades.

Alcance: interno até 100m, externo até 300m (apresenta variações, de acordo com fatores ambientais)

Voltagem: Bivolt

Dimensões aproximadas: 2,7 x 8,7 x 13,2cm

Características a serem consideradas, na hora de comprar o melhor roteador

Para auxiliá-lo em sua escolha, abordamos as principais características dos melhores roteadores presentes no mercado, a serem levadas em consideração, na hora de escolher o produto que melhor se adeque às suas necessidades.

Frequência (GHz)

Uma das características a serem observadas na hora de comprar um roteador é sua frequência (apresentada em gigahertz – GHz). Ela representa a frequência de rádio da distribuição do sinal de wi-fi.

Em geral, os aparelhos disponíveis no mercado usam frequências entre 2,4GHz ou 5 GHz. Dentre estes, os que usam a frequência maior (5GHz), são capazes de oferecer velocidades de conexão maiores.

Ainda assim, nem todos os aparelhos são compatíveis com 5 Ghz. Por isto, é importante observar se seus dispositivos dão suporte a este tipo de frequência, caso você pense em comprar um roteador com esta característica.

Uma opção interessante é, também, optar por aparelhos que alternem entre as duas frequências (2,4 e 5GHz), de modo automático. Assim, caso você não conheça as frequências em que operam seus dispositivos (telefone celular, pc, etc.), a conexão adequada a eles será oferecida por este tipo de aparelho, sem você precisar de se preocupar.

Alcance

o melhor roteadorA área de abrangência do sinal pode variar, de acordo com o equipamento. Então, na hora de escolher o melhor roteador, leve em conta o tamanho do ambiente (casa ou escritório), em que os dispositivos conectados serão utilizados.

Se você precisa de internet em um espaço de cerca de 80m², por exemplo, não há necessidade de investir em um roteador com 200m² de abrangência. O que importa é investir no roteador que melhor se adeque às suas necessidades, donde se inclui o tamanho de seu ambiente.

Protocolo

Ao escolher um roteador, um dos detalhes que devem ser observados é seu protocolo.

Trata-se de uma numeração seguida por letras (algo como 802.11b), através da qual você pode identificar o quão recente o protocolo é ou não.

Quanto mais recente, melhor ele é, e mais segura é a conexão que oferece. Além disto, ele pode oferecer conexão de internet mais estável e mais rápida, simultaneamente, em diferentes dispositivos (como computador portátil, telefone celular e Smart TV).

Dentre os protocolos dos roteadores disponíveis à venda, os terminados em ‘ac’ são os mais recentes, seguidos por ‘n’, ‘g’ e ‘b’ (sendo este último, o mais antigo). Contudo, isto não significa que qualquer roteador com protocolo ‘ac’ seja necessariamente o que você busca. É importante identificar, por exemplo, se seus dispositivos são compatíveis com este padrão de protocolo mais moderno.

Além disto, roteadores com protocolos de geração anteriores costumam ter preços relativamente mais acessíveis e podem, muitas vezes, suprir bem as necessidades de seus usuários.

Custo-benefício

Os preços dos roteadores disponíveis à venda, hoje em dia, podem variar bastante.

Protocolos mais modernos, velocidades maiores e maior área de abrangência, por exemplo, podem encarecer os produtos. Então, é importante levar em consideração, neste momento, que nem sempre os roteadores mais modernos e mais caros oferecem as funcionalidades de que você necessita.

Sobre isto, na hora de escolher o melhor roteador, há de se levar em conta seu perfil de usuário, quantos aparelhos você pretende conectar, a velocidade de internet que você possui e o ambiente de utilização.
Em outras palavras, pode ser que um equipamento mais simples seja o mais adequado às suas necessidades, e aquele compatível com os dispositivos de que você dispõe.

 

Agora, você só precisa de identificar as características mais adequadas às suas necessidades e escolher aquele que, para você, é o melhor roteador. Aqui, te ajudamos a escolher os melhores produtos.

Meu nome é Daniela e vou ajudá-lo a encontrar os melhores produtos! 🙂
follow me
Como escolher o melhor roteador
5 (100%) 1 review

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário