Qual a melhor roçadeira a gasolina

Como escolher a melhor roçadeira a gasolina?

Já mostramos aqui como escolher a melhor roçadeira em termos gerais, mas se você já sabe qual é o tipo que você quer, nós vamos te ajudar também. Eis aqui tudo o que você precisa saber na hora de comprar a melhor roçadeira a gasolina para dar um jeito no seu terreno.

 

Melhor roçadeira a gasolina: comparativo

FORTGPRO FG9100

Roçadeira a Gasolina Pro Fortgpro FG9100A FG9100 é uma roçadeira lateral semiprofissional a gasolina com motor de 2 tempos que é a perfeita combinação de potência com preço acessível.

Possui design moderno, com linhas arredondadas, que dificulta a fixação de sujeiras. Seus componentes são alta durabilidade, o que permite uso diário.

É equipado com carburador membrana, que permite trabalhar em 360°. Seu sistema de partida reduz impacto e o esforço no arranque, aumentando sua vida útil.

Mais atributos:

  • Peso: 6,2kg
  • Potência de 43cc
  • Diâmetro de corte (fio de nylon): 42cm
  • Lâmina de corte com 3 pontas
  • Capacidade do tanque: 1 litro

Funciona com mistura de combustível de 25:1 e possui autonomia de aproximadamente 60 minutos.

Seu kit acompanha caixa de ferramentas e suporte para sustentação com alças duplas para melhor divisão do peso.

Melhor preço: R$533,32

Toyama TBC26MTH

Roçadeira a Gasolina Toyama TBC26MTHA roçadeira a gasolina TBC26MTH da japonesa Toyama é multifuncional e equipada com motor 2 tempos.

Suas funções incluem roçadeira, motopoda e podador de cerca viva. Um produto 4 em 1. Ideal para roçar o gramado com faca de corte ou nylon, cortar galho de árvores, podar a cerca viva e outras plantas

Design fácil de montar e desmontar, possibilitando mudar acessórios rapidamente.

Mais atributos:

  • Potência: 25.4cc
  • Guidão alça tipo D
  • Capacidade do tanque: 0,75 litros
  • Lâmina de 3 pontas

A TBC26MTH vem com os acessórios adicionais inclusos, além de recipiente para mistura de combustível e kit de ferramentas.

Melhor preço: R$898,00

Makita Ebh250Ug

Roçadeira a Gasolina Makita Ebh250UgA Ebh250Ug é uma roçadeira lateral com motor 4 tempos.

Ela possui sistema de baixa vibração e emite menos ruído, além de menor emissão de poluentes.

Sua alavanca de partida e a sua ignição eletrônica permitem ligar e acionar facilmente.

Outras especificações:

  • Peso: 5,6kg
  • Potência: 25.4cc
  • Tanque de combustível: 0,5 litros
  • Tanque de óleo: 0,8 litros

Vem com cinta de suporte, óculos protetor e kit de ferramentas.

Melhor preço: 977,00

 

O que você deve saber antes de comprar a sua roçadeira a gasolina: dicas

Tipo de motor

Roçadeiras a gasolina são mais adequadas para terrenos grandes e com vegetação densa, que requere mais trabalho. Isso é porque, diferentemente de roçadeiras elétricas e a bateria, as roçadeiras a gasolina possuem motores mais potentes.

Esses motores podem ser de 2 ou 4 tempos (ou ciclos). O motor em 2 tempos funciona em dois ciclos: o primeiro é a combinação de energia e exaustão, o segundo a de admissão e compressão.

Tanto energia quanto combustão acontecem quando o pistão chega ao topo de seu movimento. Quando ele alcança o fundo, a exaustão e a admissão ocorrem. É necessário apenas uma rotação para gerar dois percursos e impulsionar o pistão por todo o seu ciclo.

Já os motores de 4 tempos realizam o ciclo acima em 4 estágios, necessitando de duas rotações completas do eixo de manivela para que esses quatro estágios se completem. A rotação de energia é a que impulsiona o pistão para cada um dos outros três estágios.

Alguns pontos contra e a favor de cada um dos motores:

 

2 tempos

4 tempos

Partes

VANTAGEM

Mais partes

Manutenção

VANTAGEM

Precisa de troca de óleo

Armazenamento

VANTAGEM

Precisa estar nivelada

Vibração

VANTAGEM

Vibração mais alta

Economia de Combustível

Menos eficiente

VANTAGEM

Emissão

Queima de óleo

VANTAGEM

Torque

Menos potente

VANTAGEM

Partida

VANTAGEM

Mais difícil de iniciar

Peso

VANTAGEM

Mais pesada

 

Podemos perceber que o motor de 2 tempos leva vantagem em diversos aspectos. Não à toa ele é o preferido entre fabricantes e consumidores de roçadeiras a gasolina. Eles são mais confiáveis, mais resistentes e mais fáceis de iniciar e utilizar.

A potência do motor pode variar de 21.7 a 33cc para roçadeiras de uso caseiro, de 21 a 43cc para roçadeiras semiprofissionais e de 21 a 45.7cc para roçadeiras profissionais.

Tipo de combustível

O tipo do motor também vai influenciar o combustível que ele recebe. Motores de 2 tempos funcionam com uma mistura de óleo e gasolina. Dependendo do motor, a proporção pode ser de 50:1 ou 20:1, enquanto motores de 4 tempos usam gasolina comum – daquela que você coloca no seu carro.

Por utilizar uma mistura, o motor de 2 tempos realiza a sua lubrificação ao mesmo tempo que a gasolina passa por dentro dele. Por isso, ele também queima óleo e a sua emissão de gases pode ser um pouco mais poluente.

O motor de 4 tempos mantém a gasolina e o óleo em partes separadas, portanto a sua emissão é menos poluente. Também por isso ele faz menos barulho que o de 2 tempos. No entanto, como acontece com carros, é necessário realizar a troca do óleo periodicamente.

Alguns modelos de roçadeira a gasolina utilizam um tipo específico de mistura que é somente vendido pela fabricante. Vale a pena pesquisar bem sobre antes para não ter mais esse trabalho na manutenção de sua ferramenta.

Peso e ergonomia

Roçadeiras a gasolina normalmente pesam mais que roçadeiras elétricas ou a bateria. O peso da roçadeira também será influenciado pelo tipo de motor.

Por conter mais partes que um motor de 2 tempos, as roçadeiras com motores de 4 tempos são naturalmente mais pesadas. No entanto, atualmente as fabricantes têm se esforçado bastante em modernizar seus motores e peças com o fim de diminuir quilos e facilitar o trabalho. É possível encontrar roçadeiras de 4 tempos que pesam menos de 5kg.

Outro fator importante a se considerar é a ergonomia. Se você precisa de uma roçadeira a gasolina, provavelmente o seu trabalho vai durar umas boas horas. Por isso, se possível, experimente a roçadeira de sua escolha para saber se ela é realmente ideal para você.

Observe o seu guidão ou alça e verifique se são confortáveis ou ajustáveis e, principalmente, se o comprimento da haste de suporte dessa roçadeira é adequado para a sua altura. Adquirir um produto que não seja ergonomicamente satisfatório para você só vai lhe proporcionar problemas, além de ser um bom desperdício de dinheiro, já que você provavelmente não aguentará utilizá-lo por muito tempo.

Durabilidade

Essa é uma questão de extrema importância, pois você pretende comprar uma ferramenta para trabalhos difíceis. Roçadeiras têm que durar. De preferência muitos e muitos anos.

Para isso, claro, verifique a qualidade das peças. Tudo em uma roçadeira deve ser bem resistente. Partes com materiais de baixa qualidade podem, inclusive, causar acidentes.

Observe o material do prato e do cabeçote de fio. Se o seu modelo escolhido também possuir lâminas, verifique a qualidade destas. A haste de suporte deve ser capaz de aguentar peso e vibração por um bom tempo.

Após se certificar que tudo está em ordem, não se esqueça de verificar a garantia do produto. Se o prazo é pequeno, pode ser um mal sinal. Algumas roçadeiras têm tanta qualidade, que oferecem garantia de até 5 anos. E você provavelmente não precisará usá-la.

Considerações adicionais

Há roçadeiras a gasolina no mercado que oferecem atributos extras como lâminas adicionais de diversos tipos e soprador de folhas. Algumas também oferecem acessórios para o seu maior conforto, como óculos e coletes para transporte.

O mais importante, no entanto, é o sistema antivibração. É ele que vai permitir que você trabalhe por horas sem causar dores e outros problemas em seus braços, mãos, ombros e costas. Essas roçadeiras podem até ter um custo maior, mas é um investimento que vale a pena.

 

É isso! Gostou das nossas dicas? Esperamos ter lhe ajudado a escolher a melhor roçadeira a gasolina para você. Se você possui alguma dúvida ou sugestão, deixe seu comentário abaixo.

E não se esqueça: sempre, sempre use EPI!

Meu nome é Elaine e vou ajudá-lo a encontrar os melhores produtos! 🙂
follow me
Não perca essas dicas de como escolher a melhor roçadeira a gasolina
Taxa contribuição

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário