melhor scanner

Como escolher o melhor scanner

Está procurando pelo scanner ideal para equipar a sua casa ou escritório? Então, este artigo irá ajudá-lo a fazer a escolha mais apropriada e a melhor compra.

O scanner (ou digitalizador) é um periférico informático disponibilizado em diferentes modelos, com vistas a suprir necessidades de perfis de usuários distintos.

Por exemplo, enquanto para usuários domésticos um scanner em multifuncional pode ser o ideal, para empresas que necessitam digitalizar grande quantidade de documentos, um scanner de escritório pode ser muito mais útil.

Deste modo, para descobrir qual é o melhor scanner, para você, é necessário considerar alguns aspectos importantes. Dentre eles, é fundamental ter em conta qual tipo de scanner você está buscando e quanto você está disposto a investir em seu novo equipamento.

Aqui estão apresentados três, dentre os melhores scanners que você pode encontrar disponíveis à venda, atualmente:

Scanner em Multifuncional HP Deskjet Ink Advantage 2136

melhor scannerA HP Desk Jet Ink Advantage 2136 é uma multifuncional bastante prática.

Ela é ideal para o usuário doméstico ou de pequenos escritórios, que buscam um scanner em multifuncional. A principal vantagem é que este tipo de produto já traz impressora, copiadora e scanner em um mesmo equipamento. Não é ótimo?

A Ink Advantage 2136 oferece scanner de base plana, com modo de entrada de digitalização no painel frontal e resolução de até 1200 DPI.

Além disto, sua impressora imprime em cores e em preto e branco, e possui tecnologia de impressão Jato de Tinta Térmico HP. Sua qualidade de impressão é de até 4800 x 1200 dpi otimizados em cores e até 1200 x 1200 dpi renderizados, em preto e branco.

Scanner Fujitsu Sp-1120

melhor scannerO Fujitsu Sp-1120 é um scanner com design compacto, do tipo ADF (“alimentador automático de documentos”).

A capacidade de sua bandeja de entrada de papel é de 50 folhas (A4) e seu volume diário previsto é de 3000 folhas por dia.

Com resolução óptica de 600 dpi, ele oferece modos de digitalização simplex / duplex, cor / escala de cinza / monocromático.

Sua velocidade de digitalização (retrato A4) em cor / escala de cinza / monocromático é de 20 ppm – 200/300 DPI (simplex) e de 40 ipm – 200/300 DPI (duplex).

Scanner ScanMate Kodak i940 Portátil Duplex Preto

melhor scannerO ScanMate Kodak i940 é um scanner prático e portátil.

Ele possui 78 mm de altura, 289 mm de largura e 107 mm de profundidade, com a bandeja fechada.

Com ele, você pode anexar e enviar arquivos, automaticamente. Também pode enviar documentos para as nuvens e organizá-los online.

Trata-se de um equipamento que oferece velocidade de 20 ppm (“páginas por minuto”) em AC ou 8 páginas em USB. Além disto, oferece resolução ótica máxima de 600 DPI e gere, através de OCR (reconhecimento ótico de caracteres), arquivos editáveis no Word.

É o equipamento ideal para quem busca um produto fácil de transportar, o qual pode ser usado para digitalização em desktop ou móvel.

Características importantes, na hora de comprar o melhor scanner

Conhecer algumas características importantes dos scanners disponíveis à venda, atualmente, o ajudará bastante, na hora de fazer sua escolha. Por isto, abordamos algumas destas características, abaixo.

Tipo de scanner

Diferentes tipos de scanner podem ser encontrados no mercado, variando com base nos diferentes perfis de usuários.

O scanner de mesa, por exemplo, é um aparelho tradicional, que se destaca por sua potência. Por isto, é comumente utilizado por profissionais que buscam trabalhos com resolução acima da média.

Quanto ao sheet-feed (sacanner de escritório), este é um equipamento que oferece velocidade na digitalização. É o aparelho ideal para ambientes de trabalho em que se necessita digitalizar grandes quantidades de material.

Já o portátil, é o aparelho ideal para quem busca um scanner de tamanho relativamente menor e fácil de transportar. Apesar de nem sempre oferecer as melhores resoluções, pode ser muito útil para quem necessita maior mobilidade.

O scanner em multifuncional, por sua vez, costuma ser o tipo de aparelho mais buscado por consumidores domésticos. Isto acontece porque se trata de um aparelho mais completo. Ou seja, ele é voltado não apenas à digitalização, como, também, à impressão e cópia de materiais.

Resolução

melhor scannerUm fator importante a ser considerado, na hora de escolher o melhor scanner, para você, é a sua resolução.

A resolução está associada à qualidade da imagem digitalizada. Ou seja, ela indica o quão nítida a imagem se apresentará, quando você digitalizar o material desejado. Sua medição se dá em dpi (“dots per inch”, em inglês, que significa “pontos por polegada”).

As resoluções dos scanners presentes no mercado podem variar. O que você tem de observar é o tipo de uso que você dará ao seu scanner.

Para quem trabalha com imagens, um equipamento de alta resolução pode ser o ideal (1200 DPI, no mínimo). Já para o uso doméstico comum, um scanner com resolução mais simplificada pode, perfeitamente, atender as suas necessidades.

Velocidade

A velocidade pode ser fundamental para quem necessita digitalizar um grande volume de materiais.

Por isto, no caso de escritórios, por exemplo, em que o volume diário de materiais a ser digitalizado é muito grande, um scanner com alta velocidade é peça indispensável. Ou seja, tratam-se de casos, em geral, em que importa mais a velocidade do que a resolução.

Duplex vs. Simplex

O scanner duplex é aquele capaz de digitalizar, automaticamente, os dois lados de um documento (frente e verso), sem a necessidade de que o documento seja reinserido manualmente, para a digitalização do outro lado.

Simplex, por sua vez, refere-se aos scanners que não possuem esta facilidade.

O scanner duplex pode facilitar a rotina, poupando tempo e excesso de trabalho manual de quem necessita digitalizar grande volume de materiais em frente e verso.

Custo-benefício

A faixa de preços dos scanners disponíveis à venda, hoje em dia, pode variar, consideravelmente.

Por isto, na hora de escolher o melhor scanner, é importante levar em conta seu perfil de usuário e observar se o aparelho desejado dispõe dos recursos de que você realmente necessita. Assim, você poderá escolher o aparelho que oferece o que você busca, sem arrependimentos – mesmo que seja necessário fazer, ou não, um investimento um pouco maior.

Agora, você só precisa de identificar as características mais adequadas às suas necessidades e escolher aquele que, para você, é o melhor scanner. Aqui, te ajudamos a escolher os melhores produtos.

 

Meu nome é Daniela e vou ajudá-lo a encontrar os melhores produtos! 🙂
follow me
Como escolher o melhor scanner
Taxa contribuição

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment