Skip to main content

melhor whey proteinSe você está procurando a melhor whey protein, deverá ter em conta alguns aspetos para além do sabor e do preço.

A whey-protein é uma proteína que provém do soro do leite e, devido ao seu processo de filtragem, se apresenta nas seguintes formas: Hidrolisada, Isolada e Concentrada.

A whey-protein hidrolisada é a de qualidade mais refinada, mais pura, não apresentando quaisquer vestígios de lactose e, devido ao seu processo de filtragem (hidrólise), é absorvida de forma mais rápida. Esse processo acaba, também, por torná-la mais dispendiosa. É mais eficiente se tomada antes do treino (até 1h antes) pois, por ser de absorção rápida, evitará possíveis desconfortos gástricos. Mas também porque, dessa forma, a entrada de aminoácidos e peptídeos na corrente sanguínea será mais rápida – o que permitirá um maior fornecimento de energia ao músculo durante o exercício e o aumento dos níveis de recuperação (entre as séries de musculação, por exemplo).

Como a proteína de soro de leite é produzido

A whey-protein isolada passa por um processo de filtragem, que retira a maior parte de carboidratos e gorduras, facilitando assim a sua absorção. Tal como a hidrolisada, não contém lactose (indicado para intolerantes ou para quem quer simplesmente evitar) e tem apenas um pouco menos de peptídeos e aminoácidos que a primeira. Um pouco mais barata que a hidrolisada, há quem considere que tem uma boa relação qualidade-preço. É melhor consumi-la depois do treino pois, devido à presença de açúcares, como a dextrose, a absorção da proteína dá-se mais rápido – graças ao pico de insulina causado pelo carboidrato. Permitindo assim uma rápida absorção dos aminoácidos necessários à regeneração muscular.

O processo de filtragem da whey-protein concentrada é mais simples, dando resultado a fórmulas com um pouco mais de gordura, sendo por isso absorvida mais lentamente. Das três, é a de menor custo. Porém, as diferenças não são assim tão grandes, a whey concentrada já possui absorção rápida e o efeito fisiológico da hidrólise só se torna relevante em casos muito específicos. A menos que seja intolerante à lactose, a proteína concentrada atua eficazmente por um valor muito mais acessível. Tal como a isolada, é também mais indicada para consumir depois do treino e, sendo de absorção um pouco mais lenta, é recomendada até para consumo diário – no café da manhã ou como snack, por exemplo.

Escolher melhor whey protein: Analisar o rótulo

analisar whey proteinNa busca da melhor whey protein, é importante ler o rótulo. A regra é: a proteína escolhida (hidrolisada, isolada ou concentrada) deve aparecer sempre em primeiro lugar na lista de ingredientes.

Deve-se verificar, também, se não estão presentes outros tipos de proteína – como a de soja ou aveia. Certas marcas fazem-no para diminuir custos, mas há que ter em atenção que estas substâncias podem não possuir todos os aminoácidos necessários para a regeneração muscular e resultar num suplemento menos eficaz.

A melhor whey protein terá uma fórmula com poucos hidratos de carbono (sacarose, frutose, dextrose, maltodextrina), assim como sódio, quanto menos melhor.

Verificar o aminograma

Uma boa fórmula de proteína whey contém à volta de 30% de aminoácidos essenciais, sendo metade deles BCAAs – que ajudam na reconstrução dos tecidos musculares. Essas fórmulas se denominam proteínas de alto valor biológico. Algo a ter em conta quando se pretende a melhor whey protein.

Analisar a quantidade de proteína por porção

Frequentemente, as fórmulas mais baratas rendem menos, pois têm menos proteína por porção tendo, então, que se consumir mais. A melhor whey protein terá à volta de 25g de proteína por cada porção de 30g de suplemento. Ou, de outra forma, 70-80% de proteína (quando se trata da whey-protein concentrada) e 90-96% para as isolada e hidrolisada.

Na presença da expressão “100% Whey Protein”, não pense que a fórmula tem 100% de proteína por dose. Isso significa que a proteína presente na formula é totalmente whey, que não houve mistura de outras proteínas como a albumina e a proteína de soja.

Escolher uma marca de confiança

Existem diversos blogs e revistas de fitness que podem aconselhar quais as melhores marcas da melhor whey-protein e quais respeitam, efetivamente, a qualidade da whey protein. Há relatos de marcas que adulteram o produto, adicionando farinhas de aveia ou soja, por exemplo, ou utilizam proteínas que não provém do soro do leite.

O mais fiável é procurar por laudos (relatórios de controle de qualidade do produto) efectuados por entidades independentes.

Algumas das marcas mais fiáveis da melhor whey protein são: Optimum Nutrition, Probiótica, Dynamize Nutrition, Max Titanium e Universal Nutrition.

Nós esperamos que poderia ajudar com a nossa contribuição para o melhor whey protein! Este vídeo também é muito útil:

Como escolher a melhor Whey-Protein
Taxa contribuição